Projeto de artista de rua ilheense é contemplado pelo Calendário das Artes
Contemplado pela 1ª Chamada de 2013 do edital Calendário das Artes, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), o trabalho de intervenção urbana ‘Por uma Ilhéus mais Viva’,do artistas plástico Rildo Foge, será lançado na próxima quinta-feira (25) em Ilhéus. A iniciativa conta também com apoio do Teatro Popular de Ilhéus.
Por meio da técnica do grafite, o artista retrata - em oito painéis em muros e paredões de imóveis públicos e privados espalhados pela cidade -, cenas cotidianas das décadas de 20 e 30 do século passado, quando o povo da região vivenciava o apogeu da lavoura cacaueira. Além dos painéis, haverá um folheto com fotos, informações e localização dos painéis para facilitar o acesso às obras, que estão localizadas, em sua maior parte, no centro histórico e pontos turísticos da cidade.
O trabalho de Rildo Foge é uma das 49 propostas de 38 cidades baianas selecionadas na 1ª chamada de 2013 do Calendário das Artes, um mecanismo mantido pelo Governo do Estado, por intermédio da Secult/Funceb, para o incentivo de projetos artísticos e culturais de pequeno porte na Bahia. As inscrições para a 2ª Chamada de 2013 podem ser feitas até o próximo dia 5 de agosto.
O edital concede prêmios de até R$ 13 mil e abrange as áreas de artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura, música, teatro e artes integradas, sendo priorizadas propostas oriundas e realizadas em benefício de populações com menor acesso a produtos culturais e que privilegiam a diversidade cultural. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo www.fundacaocultural.ba.gov.br/calendariodasartes.